Hoje vamos falar sobre “NEGAÇÃO”, você já deve ter ouvido falar sobre isso, né ? Para saber como funciona a negação na dependência química você precisa saber o que é. Ela é simplesmente um mecanismo para lidar com a perda e a dor. Quem tem, precisa perceber e aceitar a Negação como uma ferramenta legítima do processo de Aceitação e Luto.
Os Psicólogos dizem que ela é uma defesa consciente ou inconsciente que usamos para evitar, reduzir ou prevenir a ansiedade quando somos ameaçados. Quem está em Negação pode estar mentindo, negando em Admitir a verdade sobre algo. Mas ela não está fazendo isso só para os outros, está fazendo a si mesmo também. Estar em negação nos engana, fazendo acreditar que “Não é verdade” uma situação para evitar nos machucar, por exemplo. A Negação pode ser o primeiro passo para a Aceitação.
Aceitação não é fácil, não reagimos imediatamente com serenidade à dor ou aos problemas. Precisamos lutar contra aquilo em que acreditamos ou contra o que se sente antes de poder aceitar uma perda ou doença. Temos que atravessar um processo.
A negação na dependência química é um dos principais obstáculos no processo de aceitação. Pois o indivíduo fecha os olhos para seus próprios monstros. E deixa de reconhecer a realidade. E isso pode levar ele a morte, pois ele ‘’esconde’’ a dependência dele mesmo por muito tempo. E não reconhece que tem problemas com o consumo de álcool ou drogas.
E porque a negação é um problema nesse processo? Pensamos assim… todas as pessoas possuem seus próprios sentimentos, pensamentos, lembranças, emoções das quais pode ser difícil de lidar, e muitas vezes acontece de a pessoa utilizar de mecanismos de defesas, que no caso são respostas inconscientes que utilizam para se protegerem contra sentimentos ou ameaças das quais não sabem lidar de forma agradável. Então por isso o adicto nega que possui comportamentos problemáticos e os problemas que acontecem com ele em relação as substancias psicoativas.
E Quais São As Fases Da Negação?
Bom… a negação vem do fracasso ou perda, e é um dos maiores obstáculos iniciais a serem superados em qualquer tratamento. Pois nem todos os indivíduos reconhecem que tem um problema com substancias psicoativas. Então nesse processo existe 5 fases.
1ª NEGAÇÃO
Ela é uma reação rápida e espontânea à ‘’perda’’, por meio de um bloqueio mental. Isso faz com que a pessoa realmente não aceite que está acontecendo algo com ela, e nega a realidade se isolando. Elas geralmente dizem ou pensam: “Eu não sou alcoólatra”, “Eu paro quando eu quiser” ou “Uso drogas só de vez em quando, paro quando eu quiser”.
Mas o que já sabemos é que essas pessoas nunca conseguem parar por si mesmas, infelizmente.
2ª RAIVA
Invés da pessoa aceitar o que está acontecendo, ela acaba descontando a sua frustração em forma de raiva em outras pessoas, não por querer, pois ela não está conseguindo lidar com aquilo sozinha, pois fica se questionando o porquê daquilo estar acontecendo com ela, achando a situação injusta.
3ªNEGOCIAÇÃO
Essa é uma fase complicada, pois o individuo “negocia” com outra pessoa, ou até mesmo com DEUS, trocas que não são verdadeiras. Que só existe na sua cabeça. Empurrando com a barriga algo que é inevitável de acontecer.
4ª DEPRESSÃO
Esse é o ponto crucial de todo o processo de aceitação, por mais que seja um tempo de muita angústia e tristeza. É aqui que o indivíduo tem o sentimento de culpa. É uma fase onde ele tem sintomas parecidos com o luto, que pode durar dias, semanas ou até mesmo meses. Pois se sente fraco por não ter sido forte o suficiente para ter evitado toda essa situação. Fazendo com que seus familiares e amigos sofram também. Para entender melhor acesse nosso outro artigo https://www.radev.com.br/conheca-mais-sobre-depencia-quimica/ Onde também explicamos que a dependência química ou alcoólica não afeta somente o individuo mas todos os que o rodeiam.
5ªACEITAÇÃO
É aqui que vem a serenidade. O indivíduo começa a lidar com a verdade, ao mesmo tempo ter um sentimento de impotência, de não saber para onde ir.
A Aceitação acontece naturalmente, trazendo com ele um sentimento de segurança e maturidade.
Se aceitar é muito difícil! Mas saber lidar com seus monstros sendo verdadeiro consigo mesmo, será sempre o melhor caminho.
Difícil né?
E você sabia que a negação também pode atingir os familiares do dependente químico?
Isso acontece porque a família nega ver o problema e inventam “desculpas” para o comportamento que o dependente químico passa a apresentar. Eles não querem pensar na possibilidade de que o seu familiar esteja ou possa estar fazendo uso de drogas ou álcool. E isso acontece muitas vezes na família ao enfrentar os problemas da adicção e acaba à tornando codependente.
É preciso ter consciência que a dependência química é uma doença e precisa ser tratada. Existe sim uma recuperação e se você ou um familiar esteja passando por isso, deve buscar ajuda através de um tratamento especializado em uma Clínica de reabilitação.
Não tente resolver sozinho(a) o que já não está mais sob o seu controle!
Esse artigo te ajudou ? Compartilhe com seus conhecidos para que todos fiquem informados. Caso tenha ficado alguma duvida entre em contato conosco. 😊