COMO FUNCIONA UMA CLÍNICA DE REABILITAÇÃO?

A melhor maneira de ajudar um dependente químico é um tratamento em uma clínica de reabilitação. Muitos acham que submeter o dependente a isso é uma punição. Mas não é… e é por isso que viemos falar nesse post como funciona esse espaço, para que você não tenha mais dúvidas sobre.

Bomm…. uma clínica de reabilitação funciona como um hospital, é um local especializado onde o dependente químico irá reaprender a viver sem seus vícios. Neste ambiente, o paciente passa por exames para verificar se há danos físicos ao corpo, se existe alguma outra doença causada pela dependência química, para assim dar início ao tratamento mais adequado para cada caso.

Além da desintoxicação, que é o processo de “limpeza” do organismo para eliminar as substâncias nocivas que tanto prejudicam o corpo.

Um diferencial da clínica de reabilitação são as diversas atividades realizadas em seu interior. Veja algumas delas abaixo:

  • Terapia ocupacional;
  • Terapia em grupo;
  • Atividades físicas;
  • Palestras;
  • Acompanhamento individual;

Tipos de tratamento

O tratamento pode ocorrer de diferentes formas, mas geralmente é classificado como interno, externo ou internação parcial.

Tratamento interno

É quando o dependente fica internado e recebe cuidados durante 24 horas, nos sete dias da semana. Esse processo de internação pode ser curto (com duração normal de 28 dias) ou pode ser de longo prazo (com duração de seis meses e até mais).

Normalmente, o tratamento interno de longo prazo ocorre devido a uma ordem judicial. Nesse caso, além do tratamento, é necessário trabalhar a ressocialização, um processo no qual o paciente aprende a se comportar como um membro da sociedade.

Tratamento externo

O paciente não fica internado no tratamento externo. Ele apenas visita à instituição de reabilitação para receber apoio psicológico e participar dos grupos de apoio, como o A.A. (Alcoólicos Anônimos) e o N.A. (Narcóticos Anônimos).

Além disso, ele faz um acompanhamento com o psicólogo da instituição. Nesse tipo de tratamento, o paciente pode seguir com sua vida normal e dormir na própria casa. É indicado em casos mais leves de dependência ou para continuação do tratamento após a internação.

Tratamento de internação parcial

Na internação parcial, existe uma combinação entre os tratamentos interno e externo. Sendo assim, o dependente químico recebe toda a atenção que precisa no decorrer do dia e volta para casa no período noturno.

Ele recebe cuidados em horário comercial, ou seja, das 8h às 18h. No entanto, em vez de ir ao trabalho, o dependente “trabalha” com os especialistas na sua própria reabilitação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *