Dependência Química E a Culpa

Como superar a sensação de culpa?

Quem sofre com a dependência química tem com decorrência o sentimento de culpa. E superar esse sentimento é um dos passos mais importantes para o início de uma plena recuperação. Por mais que a culpa seja algo normal e frequente, ela cria obstáculos ao desenvolvimento pessoal, isola o indivíduo e afeta diretamente sua autoconfiança no tratamento.⠀
Falar em dependência nos dias atuais ainda é um tabu o que torna uma questão muito delicado dentro de nossa sociedade. E esse tabu acaba gerando a falta de informação no assunto, muita vergonha e por sua vez a culpa. Por isso precisamos aprender a lidar com essa queestão.

O que é esse sentimento de culpa?

Quando passamos por uma situação e nos arrependemos depois por algum motivo, nos sentimento com muita vergonha, certo? Ou sentimentos aquela raiva de nós mesmo ou da situação e com isso aquele pensamento de ”Por que fiz isso?”. Então esse é o sentimento de culpa.

A culpa tem uma função adaptativa, ela é da própria natureza humana. Há uma região no nosso cérebro chamada Sistema Límbico que é responsável por todos os nossos julgamentos morais e também pela sensação de culpa e vergonha.

É quando sentimos aquele misto de preocupação e remorso que faz com que repensemos sobre as nossas atitudes depois que elas foram tomadas.

E como consigo lidar com a Culpa?

Você precisa:

* Observar os seus pensamentos e como você reage à eles: você precisa organizar seus pensamentos e comportamentos e suas reações. Quando esse sentimento vem você precisa ficar atento em qual situação que ele aparece. Assim você vai conseguir conhecer os seus conflitos emocionais, e isso vai te ajudar a saber o porque se sente dessa maneira.

* Entender a diferença entre responsabilidade e culpa:

Responsabilidade é reconhecer que você é o responsável pelos seus atos. Você reconheceu o fato que errou. O que fazer daqui para frente? Quais são as suas ações de melhorias para evitar o mesmo erro?

A culpa é você sentir que precisa controlar o mundo ao seu redor, não se considerando como um ser humano comete atos que estão sujeitos à erros. Pense que você sempre será o responsável por suas ações, mas não cabe à você culpar-se caso algo venha a dar errado. 

*Desenvolver maior compaixão consigo mesmo:

Converse com você mesmo e aceite a sua própria humanidade, reconheça que como todos você tem falar e fraquezas. E pense que não esta sozinho nessa.

*Procure a ajuda de um profissional especializado*

Em alguns casos, é muito difícil conseguir enxergar e sair do ciclo paralisante da culpa. Enxergar novas saídas às vezes pode parecer impossível. O psicólogo, um profissional especializado, poderá lhe dar a orientação adequada para te auxiliar a seguir um percurso de autorreflexão e agir diante do problema. 

A RADEV oferece todo o suporte para você superar qualquer problema, dependência. Entre em contato com a gente.

REFERÊNCIAIS BIBLIOGRÁFICAS:

*https://clinicahospitalarelo.com.br/2021/04/12/como-superar-a-sensacao-de-culpa/

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *