Terapia em grupo: como funciona e por que fazer?

A terapia é uma forma de tratamento e prevenção de distúrbios emocionais e físicos no qual os profissionais aplicam seus diversos conhecimentos. Ela oferece ao paciente formas de como lidar com seus conflitos, traumas, adversidades do dia-a-dia e demais problemas de origem emocional.

E quando falamos em terapia, todos tem a ideia dela ser individual. Mas também existe a modalidade grupal, ela é muito utilizada em hospitais, escolas e também clínicas de reabilitação.

E falando em clínica de reabilitação. A terapia em grupo para dependentes químicos, tem como ideia principal fazer com que os dependentes aprendam mais sobre si mesmos e também compreender que existem outras pessoas que passam pela mesma situação e que não estão sozinhos.

Agora vamos entender o que é a terapia em grupo. Vamos lá?

O que é terapia em grupo?

Uma tendência da atualidade, a prática de terapia em grupo consiste em um atendimento terapêutico para mais de duas pessoas. Assim, além do contato com o profissional, o participante interage com outras pessoas presentes na sessão. 

A prática pode ser focada em temas livres ou discussões específicas e, geralmente, reunindo participantes que possuem questões em comum para serem trabalhadas. Assim, o objetivo de desenvolvimento coletivo pode ser considerado um dos pontos fortes para uma sessão de terapia em grupo. 

Outro ponto desse tipo de sessão é que o uso de técnicas variadas é favorecido. O psicoterapeuta fica mais à vontade para conduzir o atendimento de maneira mais dinâmica e com troca de diálogo entre os participantes. Muitas pessoas pensam que irão comparecer a uma sessão de terapia em grupo e serem obrigadas a compartilhar sua vida toda, entretanto, isso é um mito relacionado a esse tipo de terapia, você só compartilha o que se sentir confortável

Como acontece uma sessão de terapia em grupo? 

Sessões de terapia em grupo acontecem de maneira interativa. O psicólogo tem um papel mais analista e direcionador nesse momento, conduzindo o grupo durante toda a sessão e fazendo intervenções necessárias. 

Na terapia de grupo, o paciente não está sendo julgado, afinal de contas, todos ali já passaram pelas mesmas situações ou até piores. Por isso, entre os diversos benefícios da terapia de grupo é que o dependente está em um ambiente mais acolhedor no qual ele não precisa sentir vergonha da sua atual condição. Ele consegue se identificar e fazer uma conexão emocional com os outros membros do grupo.

O grau de empatia dentro de um grupo de psicoterapia é muito elevado. Estamos falando de um grupo de pessoas que passaram pelos mesmos conflitos. Por isso, fica mais fácil se colocar no lugar do outro e compreender os outros menbros sem fazer julgamentos.

Em um ambiente onde todos interagem e criam vínculos ocorre uma troca de conhecimentos, de histórias e de sentimentos. Esse tipo de troca é extremamente valiosa, pois conhecer um pouco sobre a vivência do outro faz com possamos refletir um pouco mais sobre a nossa própria vivência, nossas atitudes e hábitos. Nos sentimos mais solidários com o outro e promove uma mudança na forma de pensar.

Quais os benefícios da terapia em grupo?

Como você já sabe, a terapia em grupo promove momentos de conexão com o outro, e os benefícios que podemos listar disso são realmente satisfatórios: 

  • Contato interpessoal;
  • Favorece a troca de experiências;
  • Possibilidade de ser acolhido;
  • Superação da timidez;;  
  • Desenvolvimento de habilidades sociais;

A terapia em grupo é melhor que individual? 

Mesmo com todos os benefícios citados, a terapia em grupo não deve ser utilizada para tratar todas as questões. Por isso, é necessário que o profissional faça uma avaliação de cada participante, dependendo do objetivo em comum. 

Dessa forma, o participante pode ser orientado a fazer uma sessão individualmente ou em grupo, o que for melhor para atingir os objetivos a serem trabalhados em terapia. Vale lembrar que um teste deve ser sempre bem vindo, podemos nos surpreender e descobrir algo novo que gostamos. 

Quanto mais nos conhecemos, melhor conseguimos lidar com as adversidades. Se nos conhecemos, dificilmente deixamos alguém ou alguma coisa tirar a nossa paz, não nos ofendemos com o que o outro diz sobre nós ou sobre quem amamos. Essa tranquilidade emocional é essencial para o dependente químico.

A partir de todos esses benefícios, fica mais fácil, por exemplo, o dependente melhorar as suas relações sociais com amigos e familiares. Ele passa a compreender melhor o seu problema, a sua dificuldade e encontra caminhos para enfrentá-la.

A psicoterapia em grupo é um dos tratamentos que pode estar associado ou não a outros dentro dos centros de recuperação. Lembrando que, caso o paciente não se sinta à vontade, ele pode não participar dos grupos. Ele é quem toma a decisão.

Bomm… a terapia em grupo é uma prática realmente transformadora na vida de todos os participantes. Espero que tenham gostado do post. Ficando alguma dúvida pode entrar em contato que estamos a disposição para esclarecer todas elas. 🙂

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *