Será que o alcoolismo é genético ?Muitos tem essa dúvida se o alcoolismo é genético realmente, e hoje vim explicar para vocês 😊
Assim como a diabetes ou hipertensão o alcoolismo é uma doença sem cura, e infelizmente o tratamento não depende somente da ‘’força de vontade’’ do indivíduo. Segundo o gerente médico e psiquiatra do Grupo NotreDame Intermédica, Hercílio Oliveira Jr, cerca de 60% dos casos de alcoolismo vem de um fator genético e hereditário, ou seja, pessoas com parentes próximos alcoólatras tem mais chances de desenvolver o alcoolismo. Em uma pesquisa feita em Nova Iorque, nos Estados Unidos, aponta que a tendencia ao alcoolismo pode chegar a 50% nos filhos de pais alcoólatras. Esses filhos tem de 3 a 4 vezes mais riscos de desenvolver o alcoolismo.
A hereditariedade para o comportamento de beber, bem como o abuso e a dependência, é muito complexa e indica o envolvimento de múltiplos genes, cada um contribui para aspectos distintos.
De acordo com Kortas, o fator genético não é o único causador do alcoolismo. Fatores ambientais, como a exposição precoce, ou seja, na adolescência, por exemplo, tem 5 vezes mais chances de desenvolver problemas relacionados ao álcool em comparação as que começam a beber já na fase adulta após os 21 anos.
Essa doença afeta cerca de 6% da população brasileira, o que equivale uns 12 milhões de pessoas segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
A herança genética também determina os traços humanos de todos os seres. Esse processo funciona para todas as características físicas ou comportamentais, sejam elas boas ou ruins. Tanto os aspectos ligados à inteligência quanto aqueles relacionados ao consumo abusivo de álcool ou de drogas podem ser herdados dos pais. Se os dois pais forem alcoólatras, provavelmente o filho também será. Se apenas um dos pais tiver o vício, o risco será reduzido à metade.
Lembre-se: Mesmo considerando as questões hereditárias, a personalidade e as condições de saúde de uma pessoa podem ser melhoradas pelo ambiente, pelo estilo de vida e por meio de um tratamento adequado.
Se você está passando por esse problema, o ideal é procurar uma instituição experiente no ramo de tratamento para superar os sintomas da desintoxicação causados pela dependência alcoólica — como a Clínica Radev. Que disponibiliza uma infraestrutura adequada e uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados nesse ramo.
É possível encontrar um caminho para minimizar as dificuldades relacionadas à problemática do álcool. Que o alcoolismo é genético é fato, mas a intervenção terapêutica adequada pode reverter o quadro e ajudar o indivíduo a recuperar a saúde mental , o bem-estar e retornar ao convívio familiar e coletivo.
Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre esse tema. Caso precise de ajuda, entre em contato com a gente. 😊
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/13386-alcoolismo-pode-estar-ligado-a-causas-geneticas