Como ajudar um dependente químico que não quer ajuda?

Dicas de ajudar um dependente químico que não deseja ser ajudado!

É muito difícil ajudar alguém que você esta vendo que precisa de ajuda, mas essa pessoa não aceita que precisa ser ajudada. E não saber como ajudar um dependente químico para que o processo de recuperação seja menos doloroso se torna uma angústia muito comum entre familiares e amigos de adictos.

Submeter um dependente químico a um tratamento contra a sua vontade são receios comuns que vemos por aqui na RADEV… o familiar ou amigo do adicto fica pensando em como ele vai lidar com a abstinência, em como evitar que ele tenha recaídas, em como diminuir os efeitos colaterais da desintoxicação. Mas calma, se você está passando por um caso assim e não sabe como ajudar alguém que ama a superar o vício esse artigo pode te ajudar!

Primeiramente é muito importante você saber.

O que é a dependência química?

A dependência química é uma doença que, assim como qualquer outra, precisa ser tratada. Ela é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um estado psíquico e, às vezes, físico, decorrente do consumo de substâncias psicoativas por um indivíduo. 

Essa ingestão pode resultar em mudanças comportamentais e outras reações que levam à necessidade de consumo cada vez mais frequente, seja para vivenciar os seus efeitos psicóticos ou evitar o incômodo da privação. 

Como funciona a mente de um dependente químico?

A mente de um dependente químico é um dos pontos mais afetados pelo uso abusivo de drogas. 

Não à toa, a classificação dessas substâncias é feita conforme o nível de alteração causada no Sistema Nervoso Central (SNC).

Seguindo essa categorização, existem três tipos de efeitos psicológicos que as drogas podem desencadear em um indivíduo: depressor, estimulante e perturbador.

Ou seja, a mente do dependente químico pode funcionar de forma mais lenta, de maneira mais rápida e de modo anômalo, respectivamente. 

Bom Agora que sabemos o que é a dependência química e como funciona a mente de um dependente químico aqui vão algumas dicas para você que está passando por essa situação, para poder ajudá-lo!

1. Escolha o momento certo para conversar e lembre-se: Ter empatia é essencial!

2. Estabeleça Limites.

3. Pesquise e tenha conhecimento sobre o assunto. Você tendo conhecimento ficará mais seguro de suas ações e falas.

4. Busque ajuda profissional.

5. Esteja sempre de braços abertos para o dependente químico.

6. Incentive a participação em grupos de apoio.

Talvez você esteja hesitante sobre como ajudar um dependente químico, mas não tenha dúvidas de que o seu apoio é fundamental. 

Sem ele, é pouco provável que o adicto tome a iniciativa de buscar tratamento especializado e retomar o controle da própria vida. 

E, se quiser contar com o suporte especializado da Clinica Radev, basta nos ligar ou chamar no whats que a nossa equipe estará pronta para lhe ajudar.

Referências Bibliográficas:

https://www.gruporecanto.com.br/blog/maneiras-de-ajudar-um-dependente-quimico/

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *